Qual o Melhor Chocolate para Fazer Bombons e Trufas

0
48

Aqueles que trabalham com doces em algum momento já deve ter tido a dúvida de qual o melhor chocolate para fazer bombons e trufas. Como são muitas as opções no mercado, nem sempre é fácil identificar qual é a melhor marca ou até mesmo por qual tipo optar dado que existem várias variações de composição.

O segredo para se trabalhar com chocolate, independente da finalidade, é conhecer muito bem as características de cada opção. Por meio de uma rápida pesquisa na internet, rapidamente você irá encontrar vários tipos, ou seja, com diferentes concentrações de cacau, processo produtivo diferente, amargor e por aí vai.

Todas essas questões influenciam no saber e também no modo de preparo. Diante disso, qual é o melhor chocolate para trufas e bombons, o primeiro passo a ser feito é conhecer os principais tipos existentes. Por isso, vamos lá!

Melhor chocolate para fazer bombons e trufas: puro

Qual o Melhor Chocolate para Fazer Bombons e Trufas
Chocolate puro

Ao falar de chocolate do tipo puro, estamos nos referindo a um produto de bastante qualidade. Tanto é que ele é conhecido como sendo o verdadeiro chocolate. Mas também não é para menos, pois justificar esse rótulo recebido é bastante simples quando se muita qualidade e, claro, muito sabor.

Por outro lado, é importante destacar que, por ser um chocolate especial, ele não é tão simples de se trabalhar. Ou seja, para moldar as trufas, por exemplo, é necessário ter conhecimento em choque térmico, também conhecida como temperagem.

Caso esse processo não seja feito corretamente, dificilmente será possível retirar esse tipo de chocolate nas forminhas dos bombons. Mesmo quando retiradas, o chocolate pode vir a derreter em temperatura ambiente e isso não é o desejado. Essas são as principais considerações que você precisa saber a respeito do melhor chocolate para fazer bombons e trufas.

Chocolate fracionado

Chocolate fracionado

Já o chocolate do tipo fracionado possui algumas características muito peculiares como, por exemplo, o sabor que é menos intenso e também a qualidade que é inferior ao puro. Isso se deve a sua composição que tem gorduras vegetais.

Como consequência dessa modificação, o chocolate se apresenta de maneira mais macia e também mais aveludada. Em contrapartida, ele é mais fácil de ser trabalhado visto que não precisa ser submetido ao processo de temperagem. Devido a essa característica, esse tipo é mais indicado para a produção de bombons e trufas.

Além disso, ele também pode ser utilizado para banhar pão de mel e fazer outros tipos de confeitaria como, por exemplo, casquinhas. Para identificar melhor chocolate é importante conhecer bem cada tipo.

Chocolate hidrogenado

Chocolate hidrogenado

E, por fim, a última opção de chocolate que você precisa conhecer antes de colocar a mão na massa é o hidrogenado. Nesse caso, as principais considerações a serem feitas sobre esse tipo são:

  • Esse chocolate é o que deixa mais a desejar em relação a qualidade e, principalmente, no quesito sabor.
  • Em sua composição apresenta níveis altos de gordura. Como consequência disso, tem-se o forte gosto de manteiga ao degustar esse chocolate.
  • Em contrapartida, é o mais fácil de moldar. Também pode ser utilizado para rechear.

No mercado de confeitaria em geral, existe a máxima de que um produto diferenciado não pode conter esse tipo de chocolate. Por isso, se deseja apresentar uma trufa ou bombom de primeira linha, saiba que não é recomendado recorrer ao hidrogenado.

Quer preparar e Vender Chocolates Incríveis e ainda lucrar Muito?

Nessa jornada com aroma especial de chocolate você vai aprender tudo que precisa para preparar as trufas, bombons e os ovos de Páscoa mais pedidos do momento, tudo isso com as melhores técnicas de temperagem, os melhores recheios e os sabores mais pedidos de trufas e bombons para lucrar o ano todo!

TODAS AS TÉCNICAS REVELADAS, utensílios indispensáveis e mais usados e muitas outras dicas que vão fazer o seu chocolate se destacar no mercado de doces! Fuja da crise e tenha LUCRO o ano todo!

Trufas

Qual escolher?

Qual chocolate escolher?
Tipos de chocolate

E, para finalizar, a discussão sobre qual é o melhor chocolate, precisamos chegar ao veredicto final. Apesar de qualquer um dos tipos poder ser utilizado para a preparação de bombons e trufas, a decisão está mais relacionado com o seu propósito. Ou seja, se é pra consumo própria, vender, para alguma festa e por aí vai.

No entanto, como estamos tentando identificar o melhor chocolate para fazer trufas e bombons, a dica é utilizar sempre que possível o tipo puro.

Qual o Melhor Chocolate para Fazer Bombons e Trufas
5 (100%) 21 votes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here